Você está visualizando atualmente Entendendo mais sobre Strategic Sourcing

Entendendo mais sobre Strategic Sourcing

A área de Compras está cada vez mais se posicionando como uma área estratégica que agrega valor para as empresas. Uma das ferramentas mais utilizada para tal fim, é o Strategic Sourcing.

O que é Strategic Sourcing?

O Strategic Sourcing é a metodologia que realiza uma análise profunda do Custo Total de Aquisição (Total Cost of Ownership – TCO) de cada família de produtos ou serviços. Neste sentido, as decisões de negociação passam a apoiar-se não somente no preço, mas no TCO de materiais e serviços, e no desenvolvimento e manutenção de relacionamentos de longo prazo com parceiros comerciais que podem ajudar o comprador a atingir as metas de lucratividade e satisfação do cliente.

Esta análise permite também uma visão mais estratégica dos modelos de compra atuais e identificação de oportunidades baseados em:

– Especificações de produtos e/ou serviços: Estamos comprando o item certo? Quais as categorias estratégicas?

– Níveis de serviço: Nossos fornecedores atendem às nossas expectativas de qualidade?

– Mercado Fornecedor: Conhecemos os fornecedores das categorias estratégicas?

Com a implementação das melhores estratégias de compra para todas as categorias é possível garantir:

– Maior potencial de redução de custos;

– Aumento de desempenho da cadeia produtiva;

– Melhoria da qualidade, agilidade e transparência dos processos operacionais.

A partir de uma perspectiva de tecnologia da informação, o Strategic Sourcing inclui a automação de processos como de homologação de fornecedores, solicitação de informação, proposta ou cotação, leilão eletrônico, comércio B2B e gerenciamento de contratos.

Este post tem um comentário

  1. Oi, isto é um comentário.
    Para iniciar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela Comentários no painel.
    Os avatares dos comentaristas vêm do Gravatar.

Deixe um comentário para Um comentarista do WordPress Cancelar resposta