Consultoria de Compras

Nossas soluções em Consultoria oferecem um extenso leque de serviços, desde projetos de redução de custos, definição de estrutura de compras, treinamentos até a Terceirização dos Serviços.

Diagnóstico Situacional

Políticas, procedimentos e processos de compras

Gestão da Mudança

Diagnóstico Situacional

Objetivo


O objetivo é o entendimento completo dos processos de aquisição de bens e serviços, desde a geração da necessidade de compra até a entrega final da mercadoria ou serviço:

  • Entendimento e redesenho da política de compras do cliente, seus procedimentos, fluxos de atividades e hierarquia de aprovação.
  • Análise dos recursos internos responsáveis pelo processo;
  • Entendimento completo dos processos de aquisição de bens e serviços do Cliente, desde a geração da necessidade de compra até a entrega final da mercadoria ou serviço.
  • Levantamento do Base Line de Compras, através de relatórios de pedidos de compras, notas fiscais, entrevista com colaboradores e mercado fornecedor.
  • Elaboração da MEC (Matriz Estratégica de Compras), identificando as melhores abordagens por categorias ao mercado fornecedor
  • Levantamento dos níveis de serviços e dos indicadores chaves atuais;

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Strategic Sourcing

SpendAnalysis (Análise dos Gastos da Organização, considerando o Custo total de propriedade)

Conjunto de ferramentas que possibilitam uma melhor identificação e priorização das oportunidades de ganho em compras, possibilitando uma análise mais detalhada com a classificação dos gastos por categorias de compras (mercado fornecedor comum ou afim) e do mapeamento e revisão dos respectivos processos de compras da organização.

O levantamento das informações abrange:

  • Análise detalhada das informações históricas de volumes comprados
  • Volumes de requisições, cotações, pedidos e contratos
  • Números de fornecedores, modalidades de frete e restrições fiscais
  • Modelo atual de compras: frequência e rotatividade de fornecedores, sinergia de demandas, modelos de entrega e armazenagem.
  • Quantidade de requisitantes, compradores e aprovadores
  • Produtividade da equipe de compras
  • Fluxo de solicitações, aprovações, documentos e tecnologias envolvidas

Com o diagnóstico analítico das atividades de compras, sempre considerando toda a cadeia de suprimentos do item, o mapeamento na MEC determina as melhores estratégias de abordagem ao mercado fornecedor por categoria, a organização conquista grandes oportunidades de redução de custos e otimização de processos.

Vantagens estratégicas e competitivas:

  • Maior poder de barganha para os compradores
  • Redução dos custos de aquisição dos materiais ou serviços e do custo operacional
  • Padronização das políticas de administração dos contratos
  • Otimização da Cadeia de Suprimentos
  • Governança dos contratos
  • Diminuição de compras emergenciais.

Produtos desta solução


  • Apresentação de um Programa de Reduções de Custos anual, com implementação em ondas (Facilidade de Implementação x Potencial de Economia), definindo cronograma, recursos necessários e também o potencial de economia por categoria.
  • Identificação de pontos de melhoria  e oportunidades para otimizar processos, incluindo melhoria de procedimentos e utilização plena da ferramenta de gestão.
  • Identificação dos “gaps” funcionais e tecnológicos, necessiadesde capacitação da equipe e desenho de um novo modelo organizacional para gestão de compras.

Políticas, Procedimentos e Processos de Compras

Metodologia


Metodologia de detalhamento e entendimento dos processos organizacionais para, com base nas melhores práticas de negócio,  identificar oportunidade de melhorias, controle, coordenação e aprendizado, trazendo como principais benefícios maior agilidade e integração com o aperfeiçoamento do fluxo de informações:

  • Revisão da Política de Compras que dará suporte aos novos procedimentos e processos.
  • Desenho do novo processo de compras
  • Plano de implantação do projeto de melhoria de processos e procedimentos de compras
  • Determinação dos diferenciais competitivos que devem ser preservados, revistos ou criados.
  • Determinação dos Fatores Críticos de Sucesso para a concretização dos projetos estratégicos de compras
  • Determinação dos objetivos específicos de Melhorias na Gestão de Compras
  • Plano de implantação do projeto de melhoria de processos

Produtos desta Solução


  • Ganhos significativos na cadeia de valor, com melhoria de desempenho, controle de custos, qualidade, eficiência e entregas as outras áreas internas.
  • Domínio do conhecimento tecnológico
  • Direcionamento dos esforços das equipes de acordo com as competências necessárias
  • Gestão mais ágil e proativa na área de compras com o desenvolvimento de mecanismos de monitoramento das atividades.

Gestão da Mudança

Operação de Compras


Operação de Compras assistida, monitorando a nova forma de operação de compras definida, proporcionando aos colaboradores envolvidos no processo a compreensão de conceitos, técnicas e boas práticas determinantes para o resultado do projeto.

  • Alinhamento da Missão, da Visão e dos Valores Organizacionais com as ações estratégicas previstas;
  • Diretrizes para o novo modelo
  • Gerenciamento eficaz da mudança de processos ou tecnologia;
  • Mapeamento dos públicos envolvidos;
  • Identificação de gaps de conhecimento, necessidade de aprimoramento dos colaboradores e/ou substituições;
  • Análise de aderência ao ERP
  • Minimizar o impacto sobre a produtividade, retenção de recursos chaves, planos de carreiras em compras.
  • Planos de Comunicação interna e com fornecedores.

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  • A área de compras cada vez mais se consolida como estratégia para as empresas, exigindo assim maiores habilidades de seus profissionais.O comprador precisa ter visão sistêmica, saber negociar não apenas com fornecedores, mas também com os requisitantes, aprovadores e usuários finais do produto a ser comprado.
  • A complexidade exigida para agregar valor ao cliente, leva o comprador a ser um conhecedor profundo do business do cliente, assim como suas tendências. Ele precisa tomar decisões com base nos indicadores de desempenho e sempre estar atendo ao ambiente externo, adotando estratégias de negociação coerentes com a conjuntura econômica.

PROFISSIONAL DE STRATEGIC SOURCING:  profundos conhecimentos em assuntos estratégicos, ser um bom negociador, ter iniciativa e pro atividade, capacidade de decisão, e ser idôneo e ético.

Produtos desta Solução


  •  Assessoria para o alinhamento de processos, pessoas e tecnologia para o alcance de mudanças significativas a partir de um projeto de transformação organizacional.
  • Busca da sensibilização, mobilização e comprometimento das equipes com o processo;
  • Alcance mais rápido dos resultados desejados
  • Desenvolvimento de mecanismos de monitoramento de aderência às novas regras de compras.